História do Clube

badminton pista volante

CLUBE RAQUETE ESTRELAS DAS AVENIDAS

O Clube foi fundado em 13 de Setembro de 2005.
A sua criação resultou da necessidade de legalizar a actividade desenvolvida – a sua estrutura assentava numa secção de Badminton do Centro Recreativo Estrelas da Avenida, clube que estava em processo de extinção.

HISTÓRIA DO CENTRO RECREATIVO ESTRELAS DA AVENIDA

Fundado em 1976, mais precisamente no dia 27 de Abril, o Centro Recreativo Estrelas da Avenida, instituição desportiva de utilidade pública, com sede em Lisboa, foi ao longo dos anos ganhando mérito e destaque em modalidades desportivas tais como o Basquetebol, Voleibol, Andebol, no Xadrez e claro… no Badminton!

Em 1981 por iniciativa de alguns jogadores do Centro Português de Badminton, entre eles o António Carreiro, transferiram-se para o CREA. Foi o início de uma larga temporada durante a qual o CREA se afirmou como clube de badminton em Portugal e no estrangeiro, ajudando a promover a modalidade e conquistando títulos e notoriedade…

A equipa do CREA, campeã nacional em equipas mistas disputou por vários anos a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Na foto, da esquerda para a direita, começando por cima:

Acácio Ramos (Treinador), José SimSim, Pinto Leite, Manuel Machado, José Carlos Nascimento, Marisa Leong, Maria José Gomes, Iolanda Oliveira, Dina Rodrigues
Foi na época de 1981/1982 que o badminton no CREA fez o grande arranque. Formou-se a escola de jogadores do CREA, e só no primeiro ano passaram por ela 32 jovens. De entre uma série de vitórias nos Torneios Nacionais, o título de Campeão Nacional de Equipas Mistas levou-nos mais uma vez à paricipação na Taça dos Clubes Campeões Europeus desta feita em Antuéria, na Bélgica. O CREA obteve um excelentíssimo resultado, tendo em conta a desigualdade na divulgação da modalidade comparativamente com outros países europeus. Classificámo-nos em 2º lugar do grupo!

O CREA na Taça dos Clubes Campeões Europeus:

1980/81: Copenhaga – 4ª edição da taça

1981/82: Antuérpia – 5ª edição

1986/87: Áustria – 10ª edição

1987/88: Moscovo – 11ª edição

1988/89: San Javier – 12ª edição

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Clube Raquete Estrelas das Avenidas